quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Origem e Evolução do Homem

Há duas principais teorias de criação e evolução do homem:
  • Criacionismo: É uma teoria defendida por algumas religiões que diz que o homem foi criado por Deus como um ser especial, um ser a parte da criação.
  • Evolucionismo: É uma teoria criada pelo cientista Charles Darwin, que diz, baseando-se em observações e pesquizas científicas, que o homem evoluiu atravéz de um ancestral comum com o macaco, conforme a seleção natural. Seleção natural é o termo usado para definir o fato de o indivíduo que melhor se adaptar às condições naturais, vai sobreviver, enquanto que os que não se adaptarem serão extintos naturalmente.

A ciência arqueológica utiliza como fonte para suas pesquizas os fósseis, as pinturas, os escritos e os objetos encontrados.

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA DO HOMEM

Dentro da família dos hominídeos, destacam-se os do gênero Australopithecus, que significa "macaco do sul", que se extinguiu com o passar dos anos, e os do gênero Homo, que chegou aos seres humanos atuais. A órdem de evolção desse gênero foi a seguinte:

  • Homo Habilis: era habilidoso e desenvolveu os primeiros instrumentos;
  • Homo Erectus: descobriu o fogo e padronzou seus instrumentos;
  • Homo Neanderthalensis: essa espécie começou a ter uma linguagem falada e noção de humanidade;
  • Homo Sapiens: se aproximou dos seres humanos atuais;
  • Homo Sapiens Sapiens: são os seres humano atuais, e se caracteriza pela consciência reflexiva e a expressão artística, por isto é considerado o "Homem que sabe que sabe", pois ele não só sabe, como seu antepassado Sapiens, ele sabe que sabe.

PERGUNTAS SOBRE O TEMA:

1. O que você entendeu por Criacionismo e Evolucionismo? Qual a diferença entre essas concepções?

2. Quais são as fontes pré-históricas?

3. O que torna o ser humano diferente dos outros animais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário