quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Pré-História

Trago aqui, um breve resumo sobre o período chamado Pré-história. Alguns historiadores dividem o período em três: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais; outros, entendem ser mais efetivo dividi-lo em apenas dois: Paleolítico e Neolítico, posto que o terceiro estaria muito próximo e de tal sorte confundido com o segundo. Optei por utilizar a divisão entre Paleolítico e Neolítico, para que a seuqnecia do raciocínio não seja quebrada.

PERÍODO PALEOLÍTICO
Neste período, os grupos humanos se alimentavam apenas da caça e da coleta de frutas e verduras. Isso os tornava nômades, pois quando por motivos climáticos, ou outros, os alimentos acabavam, eles migravam para outros locais. Foi nessa época também que descobriram o fogo.
De acordo com as informações acima, nesse período os grupos humanos eram das espécies Habilis e Erectus.

PERÍODO NEOLÍTICO
Esse período é quando os homens começam a perceber que se enterrarem as sementes das frutas que comem, as sementes viram novas plantas, com novos frutos, e assim, mais efetividade na alimentação de seu bando. Com isso, desenvolveu-se a agricultura, e posteriormente, a criação de animais. Estes dois fatores tornaram, aos poucos, os povos sedentários.
Ao tornarem-se sedetários, hove a necessidade de proteção contra animais selvagens e outros grupos humanos, levando a criação de uma organização administrativa no bando, surgindo as primeiras aldeias que, posteriormente, evoluíram para as primeiras cidades (que foram na região do Crescente Fértil). Com a agricultura, houve a necessidade de se armazenar os alimentos, e com isso, desenvolveu-se a cerâmica, e com o sedentarismo, houve a necessidade de agasalhos para o inverno, assim, desenvolseu-se a tecelagem.
As primeiras cidades determinaram um comportamento de civilização. Com isso surgiram, pela primeira vez na história do planeta Terra, as diferenças sociais. Mais tarde, houve a formação do Estado, e por último, começaram os registros escritos. Os registros escritos determinaram o tempo em que acaba a Pré-história e inicia-se a História com a Idade Antiga.
PERGUNTAS SOBRE O TEMA:
1. "A partir do domínio do fogo e da utilização das primeiras ferramentas, as sociedades paleolíticas tornaram-se mais preparadas para vencer o frio e a fome". Analise essa afirmação e escreva um parágrafo com suas conclusões.
2. Comente as alterações que a introdução da agricultura trouxe às primeiraas sociedades.
3. Há relação entre o desenvolvimento agrícola e o crescimento demográfico?
4. Quais as inovações que surgiram no Neolítico?
5. O que você netende por Civilização?

Um comentário:

  1. oi Manoela vc pode me ajudar?

    é da pré-história são umas perguntinhas que eu não intendi tá?


    1- EXPLIQUE A IMPORTÂNCIA DE OUTRAS , CIÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO, INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DA HISTÓRIA HUMANA NO PLANETA.

    2-''A PARTIR DO FOGO E DA UTILIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS FERRAMENTAS, OS GRUPOS PALEOLÍTICOS TORNARAM-SE MAIS PREPARADOS PARA VENCER O FRIO E A FOME.'' ANÁLISE ESSA AFIRMAÇÃO E ESCREVA UM PARÁGRAFO NÃO É APENAS UMA LINHA.

    3-COMENTE AS ALTERAÇÕES QUE A INTRODUÇÃO DA AGRICULTURA TROUXE ÀS PRIMEIRAS SOCIEDADES.


    é isso flor se vc saber me fala amãnha 10/03 pois é um trabalho e tenho que entregar amãnha...
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir