quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Primeiros Povos da América

Existem duas hipóteses mais aceitas sobre a migração dos primeiros seres da espécie Homo às Americas:
  • Vieram da Ásia através do Estreito de Bering: o nível de água havia baixado em razão da glaciação e formou-se uma grande ponte entre a Sibéria e o Alasca.
  • Vieram da Ásia e Oceania através do Oceano Pacífico.

Uma vez dentro do território americano, se espalharam por todo o território, entre 11 mil e 6 mil anos atrás; nesse período, sobreviviam da caça e da coleta, portanto, no período paleolítico. Entre 4000 e 3000 a. C. os americanos já cultivavam sua própria comida, ou seja, já conheciam a agricultura. Estavam por tanto, no período Neolítico. A História mostra também que os Índios Comanches e Sioux eram exímios caçadores de búfalos, mamutes e bisões, cujas peles eram utilizadas na fabricação de tendas cônicas. Outros grupos americanos desenvolveram grandes culturas e conhecimentos; eles nos são conhecidos como Mayas, Incas e Astecas, mas cujas informações serão trazidas em outro resumo.

Depois de muito tempo e desenvolvimento das populações americanas, chegaram os Europeus que acabaram com muitas delas e nomearam o continente de América, em homenagem ao Américo Vespúcio. O continente antes disso, não tinha nenhuma nomenclatura referente a ele, mas os povos chamados pré-colombianos (todos os povos que existiam no continente antes da colonização) nomeavas as regiões que dominavam.

A PRÉ-HISTÓRIA DO BRASIL

Sítios arqueológicos no Brasil:

Amazônia: Caverna da Pedra Pintada

Mato Grosso: Santa Elina

Goiás: Serranópolis

Minas Gerais: Lapa do Boquete, Lapa dos Bichos, Santana do Riacho e Lapa Vermelha

Pernambuco: Brejo de Madre de Deus-Abrigo 3 e Chão do Caboclo

Piauí: Boquerião da Pedra Furada

Em todos esses sítios há referências de que há presença humana no Brasil a pelo menos 12 mil anos atrás. Entretanto, as pesquisas da antropóloga Niéde Guidon sugerem a presença humana no território há pelo menos 50 mil anos atrás. Além disso, muitas pesquisas também contrariam as teorias que defendem a tese de que os povos americanos vieram apenas da Ásia, pois os crânios achados em Lagoa Santa têm características negroides-australoides, diferente da maioria dos indígenas que tem características biológicas semelhantes aos asiáticos. Isso reforça a tese da origem multirregional do homem americano.

PERGUNTAS SOBRE O TEMA:

1. Como se deu a ocupação da América, de acordo com uma das hipóteses mais aceitas pelos estudiosos? E como se deu de acordo com a outra hipótese?

2. Aponte as diferenças entre as duas hipóteses.

3. Elabore um texto sobre as diferenças de modo de vida entre os povos caçadores-coletores, e os povos agricultores.

4. Comente a frase: "Com a prática da agricultura, os índios brasileiros passaram a controlar sua fonte de alimentação".

Um comentário: